Frequently Asked Questions (FAQ)

 Com a licença básica posso instalar em quantas máquinas?

Com a licença básica, você poderá instalar o software em qunatas máquinas desejar, mas jamais poderá comercializar este software, sob pena de infringir leis nacionais e internacionais de proteção de direitos autoriais e direitos sob o software.

Mesmo em uso comercial, ou seja, por instituições particuladre, para ministrar curso ou realizar análises, a instalação pode ser realizada em quantas máquinas desejar.

 Devo sempre atualizar o software?

Sim! Você deve atualizar sempre o seu software, pois além de novas funcionalidade as atualizações corrigem bugs importantes e insere novas funcionalizades. É importante que a opção "Verificar se há nova versão ao iniciar o programa", esteja sempre marcada, para que o software receba a notificação, sempre que uma nova versão estiver disponível.

 Em quantas máquinas poderei usar a Licence Pro?

O serial gerado, dá direito ao registro do software, sob a Licence Pro, em apenas uma máquina!

Já o serial da Licença Básica (Free) permite que se faça o registro em quantas máquinas o usuário desejar, mas apenas para as funções básicas do software.

 Erro no registro do software versão Básica

O registro do software solicita três informações básica para, proseguir. Portanto o usuário deverá fornecer o Nome, sobrenome e e-mail válido (que receberá o número de série).

Desta forma, é muito comum que o usuário informe o nome e sobrenome no momento da solicitação do número de série e no momento do registro, informa os dados de forma diferente, por exemplo,

Solicitação do registro:
Nome: WILLIAM
Sobrenome: COSTA RODRIGUES

Se no momento do Registro for informado o nome completo como William Costa Rodrigues, o programa não reconhece por diferenciar maíusculas de minúsculas. Portanto, os dados recebidos no e-mail devem ser copiados e colados no software, tendo o cuidado de verificar se não há espaços antes e/ou depois do nome.

 Fiz uma doação tenho direito a Licence Pro?

Se o valor da doação, feita a partir do lançamento da Licence Pro, for maior ou igual ao valor da aquisição da licença ofertada (exceto para promoções), SIM, você tem direito. Entretanto, há uma tendência natural que o sistema de doação seja extinto, o que tem data marcada (31/12/2018), mas poderá ocorrer antes ou ser postergada, dependendo do número de Licence Pro adquiridas pelos usuários.

 O que é a Licence Pro?

A Licence Pro se diferencia da Creative Commons Licence, apenas na forma como as funções disponíveis no software serão acessadas, ou seja, a Licença continua a mesma, porém acresce a impossibilidade de compartilhamento do código fonte do pacote PRO.

A Licence Pro permite, assim como a doação, aprimorar o software, com novas funcionalidade e diminuir tempo entre atualizações.

 O que é o período de avaliação?

Quando você instala o software é facultativo o registro de imediato, pemritindo o teste do software. Este período tem 15 dias de validade, pois acreditamos que é tempo suficinte para que você possa fazer as análise preliminares e de teste.

Após este período é necessario o registro, incialmente da o regitro da Licença Básica e depois da Licence Pro ou das duas simultaneamente.

 O que muda com a Licence Pro?

A versão de distribuição será a gratuita, com praticamente todas as funcionalidade anteriormente disponíveis, mas com algumas funções restritas apenas para a Licence Pro.

 O software é pago agora?

Não! O software continua gratuito, mas algumas funções e dele passa a ser licenciado de forma diferenciada, ou seja, através da Licence Pro.

A Licence Pro tem por objetivo absorver os custos de desenvolvimento do software e com isso permitir o desenvolvimento de novas versões, com novas funções e novos utilitários.

 Posso continuar usando a Licença Básica sem prejuizo de funcionalidade?

Sim! Você pode usar sem nenhum problema a licença básica (Free) sem nenhum prejuízo das funções que são pertinentes a esta licença.

 Posso fazer um downgrade para a Licença Básica?

Sim! Não há nada que impeça você a voltar para a licença básica, mas a devolução do valor pago pela Licence Pro, somente será realizado nos casos previstos no código de defesa do consumidor.

 Posso gerar meu pedido diretamente no site?

Não, pois o processo de registro depende de informações sobre o DivEs-Diversidade de Espécies e mesmo sobre a máquina, onde será licenciado o software. Desta forma, e necessário que o processo de compra se inicie dentro do software.

Estamos trabalhando para melhorar o sistema de aquisição da Licence Pro, mas garantimos que as informações obtidas na máquina do usuário é número de Série do HD (disco rígido), que é gravado de forma criptografada e dados referentes ao software.

 Preciso fazer os dois registros (Licença Básica e Pro)?

Sim, os registros são independentes, pois a Licença Básica (Free) é a base para todo funcionamento do software, portanto antes da aquisição da Licence Pro, recomendamos fortemente o registro da Licença Básica.

Outro motivo paraserem independentes é que a licença básica, permite o teste do software de forma mais ampla até a aquisição da Licence Pro.

 Qual a validade das licenças?

Licence Pro

A Licence Pro possui validade em função da versão do software, ou seja, quando o software mudar a maior versão (exemplo 4.0.3.1802, o primeiro número 4 é a maior versão), a licença passa a não ter mais validade, o que ocorrem entre 12 a 18 meses, porém a licença somente perderá a sua validade efetiva se o usuário fizer a atualização, caso contrário a licença continua valendo.

Licença Básica

A Licença Básica (Free) possui validade em função, também da versão do software, ou seja, se o software munda a menor versão (exemplo 4.0.3.1802, o segundo número 0 é a menor versão), a licença passa a não ter mais validade, o que ocorrem entre 8 a 14 meses, porém a licença somente perderá a sua validade efetiva se o usuário fizer a atualização, caso contrário a licença continua valendo.